Não é para prever o futuro. É para saber crescer nas experiências. É para ampliar a consciência. É para cuidar de si. É para perceber a Vida como expressão da melhoria contínua. Ala Voloshyn

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

2018 Sob a Luz do Tarô

Sob a luz do Tarô, 2018 recebe a influência do Arcano XI, A Força. Teremos uma excelente oportunidade para experienciar este Arcano que nos estimula a atuarmos através da nossa vontade, com controle dos nossos instintos de maneira pacífica e consciente. Muitas vezes sob pressões externas e/ou internas podemos nos predispor à urgência na ação levados pelas nossas características impulsivas, agressivas, passionais, egoístas, que nos impelem a eleger nossas necessidades de sobrevivência e prazer,  nosso aspecto animal. Então, vem  o Arcano XI para nos lembrar que podemos por força da consciência nos elevarmos às características humanas e pela vontade estabelecermos uma coesão equilibrada entre as necessidades instintivas e os valores humanos, onde a consciência elevada se sobrepõe aos instintos e lidera levando o indivíduo ao autodomínio. Se conhecer suas feras internas poderá doma-las e mantê-las sob a égide humana. Aqui fica valendo a ética,  compaixão, empatia, equanimidade, discernimento, autocontrole, serenidade, segurança, coragem, inteligência, harmonia, beleza. Teremos 2018 inteiro para educarmos nosso aspecto animal e não nos deixarmos levar por ele, mas tudo deverá ser feito sem violência. A paciência, perseverança e doçura deverão ditar as regras. Grande desafio para todos nós que vivemos num mundo conturbado, onde há tudo por se transformar, pois as pressões manipuladoras facilmente podem nos levar para onde desejam e por isso nosso autocontrole é tão útil e necessário.
Avancemos com coragem!

2018 PARA O BRASIL:
Este ano tende a uma lentidão em todos os processos, onde não se conseguirá imprimir uma velocidade maior nas ações e por isso a paciência,  cautela,  interiorização e reflexão deverão prevalecer. É um período que irá solicitar ao Brasil discernimento e observação pelo próprio olhar, buscando sempre a harmonização. A pressa em 2018, se tentada, não trará bons resultados.
Continuam dificuldades econômicas, sem novidades, sendo assim, o que terá grande valia serão as verdadeiras parcerias, onde a combinação de conhecimento e experiência serão fundamentais. Deverão ser preservadas a honestidade e a força do trabalho, afastando-se qualquer intenção de ganho particular ou desigual. Um fator essencial para vencermos os problemas econômicos será a coragem de nos transformarmos. Será importantíssimo deixar velhos padrões ruírem para darem espaço às novas atitudes, fundamentadas em uma visão transformada da realidade. Seremos solicitados o tempo todo a desenvolver uma nova humanidade e será exatamente isto que nos ascenderá para além das nossas atuais dificuldades.
Todas as expectativas e esperanças nas ações do nosso poder judiciário são válidas e reais, no entanto, todas as ações que estamos acompanhando ainda estão no inicio. Mesmo que muitas iniciativas já tenham sido feitas, ainda veremos um cenário de muita luta para o prevalecimento da justiça. Neste ano poderemos testemunhar muitos embates, onde o poder judiciário terá que sustentar seu esforço, pois ainda estamos longe do termino de todo o processo iniciado.
Em resumo, todos os problemas que o brasileiro está vivendo de ordem econômica, politica e por consequência, social é um cenário que se firma cada vez mais para gerar profundas transformações humanas, trazendo à tona uma nova humanidade que precisa se firmar e 2018 com o influxo do Arcano XI traz em sua essência a vontade que deve imperar na direção desta nova humanidade, com o egoísmo superado e a irmandade estabelecida.

BRASIL NAS URNAS ELEITORAIS:
É forte a insegurança do brasileiro para as eleições, o que é perfeitamente compreensível, por razão de todos os fatos do meio político que estão sendo trazidos à luz pelas investigações realizadas pela Polícia Federal, muitas delas à pedido do Ministério Público, que parecem ser ainda a ponta de um iceberg. Tudo isto causa-nos muitas dúvidas de como devemos agir para eleger nossos governantes. Por todo este quadro incerto, ainda teremos que apostar no nosso feeling, na nossa sensibilidade, consciência superior, intuição, inteligência e no poder de olhar além das aparências, por isso o silêncio e a reflexão são importantes, isto porque, dá-nos a condição de ouvir nossa voz interna e poder agir, mas mesmo assim, se isto parecer muito utópico, vejo que temos algumas diretrizes evidenciadas pelo Tarô que mostra com clareza que as ações a mando do judiciário realizadas até agora estão pouco a pouco desestabilizando o meio político, onde, perdendo o chão do seu vicio de ação, começa a encontrar dificuldades para formar as já conhecidas parcerias vantajosas, portanto, temos uma luz neste sentido na escolha do candidato para presidência da república que é voltarmos nossa atenção para aqueles que apresentarem uma nova inteligência, para aqueles que trouxerem planos de ação com eficácia na sua lógica, sem promessas mirabolantes e heroicas. Será importante observarmos quem consegue mostrar uma abordagem de coesão, de formação de um conjunto de ações em prol do todo e não com promessas a evidenciar uma importância individualizada. Parece-me que deveremos dar  voz para o novo e nos mantermos atentos para as parcerias que surgirem. Será preciso analisar o conjunto da obra e não aceitar o que nos despertar dúvidas. Mais uma vez ressalto a importância de agirmos pela vontade superior e não pela paixão, tão bem marcada pelo Arcano XI.
Vemos também Luís Inácio Lula da Silva se pronunciando pela sua candidatura, mas paulatinamente, Lula vem perdendo poder, credibilidade e interessados políticos. Embora tenha vontade para continuar investindo, suas chances de conseguir a presidência são pequenas. Ele vem sendo abatido no seu poder e sofrendo perdas nas suas alianças. Suas convicções externalizadas não refletem sua condição real dentro do meio politico.
A mesma atenção que será dada na escolha da presidência deve valer para o governador. Observar as propostas e apostar numa nova inteligência. Existe uma grande tendência a aumentar o numero de candidatas ao governo do Estado. É possível observarmos um olhar mais atento para as questões da mulher, o que é bastante positivo. É claro aqui a necessidade de haver harmonia entre o governo estadual e federal, por isso teremos que analisar com boa reflexão nossas escolhas.
As eleições para o senado deverão receber especial atenção, em função da disputa interna que existe por poder. Não se percebe proposta que de fato beneficie o país, por isso deveremos ser bastante criteriosos nas escolhas. Será importante conhecer a vida política dos candidatos e escolher aqueles que trabalharam para o benefício da nação e dar limites para as grandes lideranças que mantém o poder pessoal.
Será importante conhecer a vida política pregressa dos candidatos tanto para deputado federal, quanto estadual, para se fazer boa seleção dentro do possível do discernimento de cada um, com objetivo de evitar dar poder aos que buscam vantagens pessoais. As propostas dos candidatos devem se basear no bem coletivo e nas necessidades da população, pois o cenário atual ainda é a busca de benefícios pessoais em cargos públicos, por essa razão deve-se agir com boa análise para selecionar os mais envolvidos no servir público.

POLÍTICA INTERNACIONAL:
Poderemos ver muita instabilidade econômica e consequentemente social. As tensões continuam com a dificuldade de se encontrar equilíbrio e bom-senso. Vejo o mundo angustiado de maneira geral, onde o Arcano XI vem nos lembrar da necessidade de mantermos nossa fé, perseverança no bem, com atenção voltada para o superior, de controlarmos nossas paixões, ímpetos, agressividade, tudo isto plenamente necessário na atualidade. Ainda veremos mudanças radicais, onde uma parte perde sua estabilidade enquanto outra se levanta para a melhoria, enfim, perdas e ganhos acontecendo simultânea e alternadamente, sem tempo para entender as razões. E todo este movimento, muitas vezes inesperado causando angustias e inseguranças, atuando muito no psicológico. A maneira correta de lidar com isto será através da introspecção, onde a humanidade será levada a reavaliar seus valores e ações. Através das perdas e dificuldades restará ao Homem olhar para o alto, a buscar valores espirituais através de todos os conflitos que ainda nos aguardam.

ESTADOS UNIDOS VERSUS COREIA DO NORTE:
Ou Donald Trump versus Kim Jong-un, pelo menos é o que se deseja que acreditemos. Não vejo de fato perigos bélicos entre estes dois países. Parece mais um jogo de cena encabeçado por Donald Trump, onde nas suas ações aparentemente inconsequentes, tenta mostrar ao mundo que os EUA ainda são uma potência capaz de fazer o mundo reconhecer seu poder como nação, provocando insegurança geral ao fazer acreditar que poderá destruir facilmente a Coreia do Norte, que se mantem fechada em si mesma, dando maior espaço de atuação ao presidente dos EUA, que faz acreditar no seu poderio para encobrir dificuldades econômicas internas, que se continuadas, podem levar o país a uma recessão. Donald Trump não é tão inconsequente quanto parece, está dentro de um sistema coerente a manter uma imagem benéfica do país que governa. Jogos políticos a tirar nossa energia quando nos fazem temer pelo pior. Enquanto trememos de medo, deixamos de realizar coisas mais importantes que poderiam contribuir para a elevação de todos.

© Direitos reservados a Ala Voloshyn