Não é para prever o futuro. É para saber crescer nas experiências. É para ampliar a consciência. É para cuidar de si. É para perceber a Vida como expressão da melhoria contínua. Ala Voloshyn

quarta-feira, 20 de março de 2019

2019 - O Enforcado e a Raposa



Para 2019 temos para reflexão duas cartas, O Enforcado, Arcano XII, do Tarô e a Raposa, uma Carta Xamânica. A análise realizada não tem o propósito de prever o futuro, e sim, acionar a capacidade de autotransformação inerente a cada um e estimular a prática de escolhas conscientes para direcionar a vida à evolução.
O Arcano XII  informa que a verdadeira busca é interna e não externa, como muitas vezes insistimos em acreditar. As experiências vividas, são um palco onde temos o que necessitamos para crescer. São o recurso do qual devemos extrair a aprendizagem, que quando interiorizada e integrada ao repertório já existente, nos torna mais aptos.
Quando nos vemos atados a uma situação ou estado, onde supomos estarmos aprisionados, esperando que algo externo nos liberte ou nos traga a solução, parece que as amarras mais ainda se apertam, trazendo a desesperança. Mas na verdade o olhar está equivocado na sua direção, pois o que devemos fazer é buscar dentro de nós as raízes e a solução. Na tentativa de abrandar o desconforto sentido, culpando alguém ou algo em relação à dor ou conflito, mais nos vemos bloqueados. E para solucionarmos precisamos sacrificar aquilo que nos impede de crescer. Este sacrifício representa o abrir mão, deixar ir embora, perder, modificar a atitude ou seja, renunciar em troca de algo muito melhor para nossa evolução como seres humanos. Forçar as coisas só para que aconteçam da maneira como queremos, sem observar os outros envolvidos e sem questionar a eficácia da atitude, só pode resultar em sofrimento e obstrução na evolução. Dificultamos, através de uma rigidez, o fluir do nosso caminhar.
Ao se apresentar, o Enforcado sinaliza que podemos viver algo muito melhor, se nos encararmos e aceitarmos que devemos sacrificar o que nos impede de crescer, e desta maneira realizamos uma mudança importante. Trazemos para nós benefícios no que tange nosso amadurecimento. Não é uma escolha branda, pois sempre dói sacrificar o que até então acreditávamos ser melhor ou não tínhamos coragem de mudar, mas quando a atitude correta é realizada as amarras desaparecem e o caminho se amplia, pois nossa consciência expande, permitindo que enxerguemos novas possibilidades.

Quando o Enforcado é acompanhado pela Raposa, amplia-se a reflexão apoiando-se  nas capacidades que observamos neste animal: adaptabilidade, astúcia, agilidade no pensar e agir, vivacidade na observação sobre o outro e seu meio ambiente e o poder da camuflagem. É considerada a guardiã da unidade familiar, pela sua rapidez em perceber o perigo e procurar meios para a defesa.
Quando a Raposa se apresenta nos mostra a necessidade de desenvolvermos prudência, observando atentamente o outro, mais nas suas ações e menos nas suas palavras, muitas vezes usadas para influenciar e confundir. Assim como mantermos em segredo o que nos é importante, ou seja, discernir o que falar e a quem falar será necessário, para não vermos contaminado, usurpado ou deturpado aquilo que nos é caro. Ela nos inspira a olhar nos mínimos detalhes os reais objetivos do outro, para não sermos levados a opiniões e emoções que desagregam e causam malefícios a todos. Também nos chama a atenção para a necessidade de termos estratégias de ação naquilo que for necessário. Assim como nos alerta para sermos discretos em ambientes onde se faça necessário.

Concluindo, este ano de 2019 nos solicita um olhar sincero e analítico sobre nós e os outros.  Neste processo alguns sacrifícios poderão ser necessários, como meio para separar o que nos aprisiona  do que nos eleva. A atenção redobrada para com a manipulação dos nossos sentimentos e pensamentos será obrigatória. A prudência no agir, falar e ouvir será importante para a preservação da integridade pessoal. A análise atenta e honesta para nosso interior será fundamental para podermos atuar conscientemente e decidir com diligencia o que desejamos de melhor para nossas vidas, sem delegar esta responsabilidade ao outro.  A cautela e a prontidão para mudarmos nossos caminhos pessoais, se assim for o melhor, serão importantíssimos neste ano, para tornarmos nossas vidas realmente significativas. Seguir como um robô programado só trará um resultado: grande insatisfação interna, que nenhum agente externo poderá abrandar. 

Espero que minhas reflexões sejam úteis. E desejo a todos uma vida verdadeiramente significativa! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário