terça-feira, 1 de outubro de 2019

Outubro de 2019


Outubro abre suas portas e chegam a nós, para nos trazerem seu simbolismo, duas cartas: do Tarô vem o Arcano XIX, O Sol, e das Cartas Xamânicas apresenta-se a Carta 23, O Gambá, o Disfarce.
Em Julho já tivemos a presença do Arcano XIX, fazendo parceria com a Carta Xamânica 16, Corvo, mas isto não significa que sua influência agora nos toque da mesma forma, pois combinada com Gambá, gera uma reflexão própria às necessidades do momento, para nos inspirar na ação em busca de nosso aprimoramento humano. A Carta não determina, mas através de sua tônica nos impulsiona a refletir e assumir decisões, que cabem a cada um justificar.
Aqui, O Sol, nos lembra que em momentos de caos é importante sustentar a confiança em si, através de recursos internos e acreditar, que apesar da escuridão, O Sol sempre está sobre nós a iluminar nossas consciências, para que possamos enxergar o que está no íntimo de nossa alma e na raiz das situações que enfrentamos. Pois, somente com clareza mental, conseguiremos decidir apoiados numa percepção que vai além das enganosas aparências.
A necessidade de transmutar o ódio em amor é de suma importância para o bem geral, nos lembram os Gêmeos estampados na Carta do Arcano XIX. E pensando assim, o surgimento do Gambá nos dá meios para este agir tão amplo, pois é uma Carta que nos fala de estratégia, nos diz que não é preciso lutar com unhas e dentes para se atingir a vitória almejada, seja ela de que natureza for. É estratégico usar a inteligência para neutralizar combates desnecessários. Deixar que a agressividade alheia se consuma por falta de alimento emocional, isto é, muitas vezes fingir-se de morto é uma forma de neutralizar, de não alimentar ações de ódio e desmerecimento que possam surgir. Pode ser uma maneira de não  se deixar influenciar por energias que tem o intuito de afastar da rota de harmonia. 
É preciso que cada um cuide do seu desenvolvimento pessoal, cada vez mais transmutar suas imperfeições em qualidades absolutamente humanas. Somente desta maneira há evolução. Do individual,  que como célula integrante, se aprimora e faz evoluir o Todo.

Espero que minhas reflexões sejam úteis. E desejo a todos uma vida verdadeiramente significativa! 




2 comentários: