quarta-feira, 1 de abril de 2020

Abril de 2020

Neste mês de Abril, duas Cartas nos vem em auxílio: Arcano XII, O Enforcado e Carta Xamânica 13, Coiote (Trapaceiro).
A combinação dos dois significados é muito valiosa para o momento que vivemos, em função do coronavírus. Prestem atenção e reflitam.
O Enforcado nos fala do sacrifício. Esta Carta se baseia na figura mitológica Odin, que manteve-se dependurado na Árvore do Mundo, por nove dias, para obter a sabedoria das runas.Representa a busca do conhecimento, mas aqui se refere à busca do autoconhecimento. Todo aprimoramento pessoal nasce da consciência de si mesmo. É a partir da visão interna de si que conquista-se o autodomínio e a libertação das amarras internas, que nos mantém em vivências repetitivas e estagnantes, perpetuando a insatisfação perante a vida, muitas vezes camuflada pelas rotas de fuga que desenvolvemos, para não termos que nos defrontar com suas raízes internas.
Traz como definição "o sacrifício", pois mediante a constatação dos pensamentos, sentimentos e crenças que bloqueiam nosso aprimoramento individual, será necessário sacrificar a parte doentia em prol da sua forma saudável, identificando possibilidades múltiplas de vida, antes não percebidas. 
O sacrifício, o olhar para dentro de si, não é algo agradável, pois muitas vezes representa dores, angustias, apegos, conflitos, que não são fáceis de se encarar, é preciso uma dose de coragem e vontade de se superar, vencer dificuldades pessoais, que quando consumada gera libertação incomparável, onde é possível viver em bases diferentes, que elevam o patamar de vida. É tão bom poder enxergar a vida de forma diferente e melhor, que vale a pena todo empenho que, no entanto, não deve ser forçado a custa de mais sofrimento. O respeito e cuidado por si e seu ritmo de conscientização é fundamental, pois não se quer sair deste processo quebrado, mas reorganizado de forma muito mais fluida e vital! Mergulhar em si mesmo, sem forçar nada, apenas relaxar e olhar-se com amor, como alguém que se esforça em vencer suas dificuldades identificando suas causas. Esta é a proposta do Arcano XII.
Como Carta parceira, a nos dar pistas sobre a atitude correta para conseguirmos vivenciar com maior potência o Arcano XII, surge o Coiote, o trapaceiro! Em algumas culturas norte-americanas, o coiote é conhecido como o Cachorro-que-Cura, embora esta cura nem sempre seja algo agradável de se experimentar. Pode não agradar, mas é um fabuloso potencial de cura! E sua maior contribuição para nós é seu poder de revelar nossas autossabotagens. O Coiote é o próprio autossabotador. De trapaças em trapaças, acaba por iludir a si mesmo, provocando para si armadilhas que se repetem. Pergunte-se porque tem repetido atitudes que o fazem girar em torno de si, sem gerar verdadeira satisfação interna. Esta é uma questão que tem total influência do Coiote! Desvendar a autossabotagem! E aposto o que quiser, que quando tiver consciência dos seus pontos de fuga e ilusão, sentirá uma enorme esperança de construir uma vida muito melhor, ao alterar sua rota! Será verdadeiramente senhor de si mesmo!
A conclusão é simples. Será absolutamente rico e engrandecedor, viver este momento e se olhar com sinceridade, para poder identificar o que acontece dentro de si. Perguntar-se por que sente o que sente, por que se entristece, por que sente medo, do que anda fugindo substituindo por atividades que o distanciam de si mesmo. Sei que tem muitas perguntas a se fazer! Assim como todos, acredite! Quanta autossabotagem encontrará necessitando de transformações para que você de fato viva melhor!
Mas entenda, nada deve ser feito com rigor, com condenações e auto punições, pois isto também é sabotar-se! Olhe-se com amor, acolha-se. Aos poucos, busque dar verdadeiro sentido para sua vida e isto está totalmente relacionado à sua individualidade. Aprenda sobre si. Saiba quem você é! Pode não ser imediato! É muito provável que terá que ir e vir várias vezes do seu interior, mas é assim mesmo! O importante é buscar dentro de si as causas de sua insatisfação e não projetá-la em algo ou alguém. Se ficar difícil ou sentir medo, converse com quem está ao seu lado, confidencie-se, e se esta pessoa também se colocar e falar de si, muitas descobertas lindas podem acontecer. Pode-se descobrir que somos todos seres humanos, feitos para crescer como seres humanos, com características da espécie que se percebe em todos. 
Sejamos humanos melhores através do esforço do auto aprimoramento. Somente desta forma poderemos trazer as reformas necessários para que tudo o que respira possa viver melhor. 
Se nos reorganizarmos internamente, desenvolveremos relações com os outros muito mais saudáveis e esta é a base de profundas reformas. Boas relações constroem um mundo bom para se viver.
Façamos nossa lição de casa! Se der uma olhada no post que traz o Arcano de 2020, o Imperador e a Carta Xamânica Borboleta, lembrará que o propósito para 2020 é assumir com propriedade nossa vida, para sermos  agentes de soma, fundamentados na autotransformação! 

Espero que este conteúdo acrescente e que sua vida seja verdadeiramente significativa!



2 comentários:

  1. Nunca foi tão real como dessa vez. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Façamos o que precisamos fazer, querida. Assim conseguiremos vencer! Grata pelo comentário!

    ResponderExcluir