quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Outubro de 2020

 

Chegamos ao mês de Outubro com duas cartas que nos estimulam a refletir e encontrar melhores alternativas para este momento. São elas o Arcano XII, O Enforcado, do Tarô, e Carta Xamânica 3, Alce.
O Enforcado, simboliza o sacrifício, representa a busca do conhecimento, mas não voltado ao externo e sim ao interno de cada um de nós. É a busca do autoconhecimento mediante os desafios de nossas vivências. É um olhar pra dentro e por isso, encontrar as respostas que buscamos. É o abandono do desejo de controlar tudo a nossa  volta e aprender a deixar fluir observando a rota que se estabelece na dança da Vida, que segue o movimento do processo evolucional e não de nossa vontade focada em nossos desígnios.
O olhar aqui precisa ser corajoso e sincero ao admitir limitações que nos são impostas por circunstâncias que não temos voz ativa, que não dependem de nós, mas que estamos submetidos. É poder admitir a própria vulnerabilidade e por causa dela, perceber a força que reside em cada um de nós. É um abrir mão do olhar viciado e obsoleto, sacrificando-o por uma consciência muito maior. É o encarar as limitações da ação e por causa delas perceber outras possibilidades muito maiores e melhores. É o evoluir através do sacrifício. É optar conscientemente por algo novo ao abrir mão do modo ultrapassado. E para isto é preciso coragem para se desapegar de velhos padrões para dar espaço ao novo. E desta vez não se está perguntando se queremos a mudança, ela simplesmente se impõe a nós, mesmo que achemos isto extraordinariamente assustador e incomodo. Estamos dependurados na Árvore do Mundo para alcançarmos sabedoria.
O Arcano XII é acompanhado pelo Alce, a Energia, para completar nosso ensinamento do mês. Esta carta nos vem mostrar a importância de lidarmos de maneira equilibrada com nossa força vital e para isto a disciplina e manutenção do ritmo são fatores fundamentais. Aqui uma análise criteriosa da maneira que estamos usando nossa energia é importante para que não se esvazie por excessos que podemos estar empregando, por motivos absolutamente compreensíveis em função dos desafios que estamos todos enfrentado. Analisar o nível de estresse que se evidencia em cada um de nós é uma necessidade que esta Carta vem nos mostrar. Revendo metas, ritmo de trabalho, qualidade dos relacionamentos, falta de descanso. Às vezes o não fazer nada por alguns minutos ou horas, pode ser um fator de renovação à energia já se esgotando. O contato com a natureza ou sua turma de bate-papo, para trocar experiências e sentimentos. O sentir-se acolhido, aconchegado entre aqueles com quem pode estabelecer contato é muitíssimo bom para diminuir o cansaço. O repouso merecido, fazendo o que dá prazer e acalma os nervos é muito bem-vindo, diz o Alce.
Para uma conclusão não é preciso muita explicação, me parece!
Este é um mês em que o cuidado por si será muito importante para não intensificarmos sobrecargas, por maiores que sejam os desafios para isto. Um olhar mais criterioso para nossas necessidades de preservação e cuidado para não elevarmos o estresse, que todos estamos passando, será muito bom. E por mais desafiador que possa parecer, sempre é possível encontrar uma forma mais eficiente para nos acarinharmos. Um desacelerar o ritmo, respirar com mais profundidade, evitar desgastes ou discussões desnecessárias nos relacionamentos, meditar ou simplesmente comtemplar uma flor ou um gatinho a ronronar. Tudo é valido desde que acalme os nervos, já tão solicitados ultimamente. O maior chamamento para agora é o cuidar-se com mais atenção e aprender a utilizar a energia pessoal com mais equilíbrio, para podermos prosseguir com mais vigor. Entrar no piloto automático por preocupações ou excesso de reponsabilidades e trabalho pode não ser a melhor alternativa, mesmo porque a flexibilidade e paciência serão importantes, pois nem tudo pode acontecer da maneira como desejamos. Os possíveis obstáculos ou adiamentos deverão ser encarados como uma maneira de nos voltarmos para nós mesmos e nos observarmos mais , nos acolhermos mais, pois nem tudo poderá ser no tempo e modo como queremos, mas tudo bem, um pouco mais de resiliência de um lado e de outro a aceitação das dificuldades pessoais será importante, para verdadeiramente podermos resolver em nós o que precisa ser resolvido e por isso se autoconhecer ainda mais. Paulatinamente, com respeito por si, no tempo que cada um conseguir. O encarar-se não pode ser evitado, isto fará toda diferença, pois uma vez vencido um obstáculo interno, uma vitória poderá ser festejada, resultando numa coragem que trará bem estar e segurança pessoal. E, acredite, uma vez enfrentado o problema que se repetia, conte-o como superado.
A mensagem mais forte para este mês é: cuide de sua energia vital, buscando formas mais equilibradas de viver e enfrente seus problemas para solucioná-los, pois isto tudo somado pode resultar em vitórias pessoais que se refletirão no coletivo de maneira muito positiva.

Se gostou deste conteúdo compartilhe com os seus e se desejar um atendimento personalizado entre em contato pelo whatsapp (11) 96952-4646. Fique bem!



3 comentários: