Não é para prever o futuro. É para saber crescer nas experiências. É para ampliar a consciência. É para cuidar de si. É para perceber a Vida como expressão da melhoria contínua. Ala Voloshyn

sábado, 1 de maio de 2021

Maio de 2021


Em Maio chegam a nós duas Cartas, que combinadas, nos dão chaves importantes para orientação e reflexão. São elas: do Tarô, Arcano VIII, A Justiça - equilíbrio - e Carta Xamânica 5, Urso - introspecção -.
É preciso ressaltar que A Justiça aqui não se refere às leis feitas pelo ser humano, mas às Leis invioláveis que regem o Universo. E é exatamente esta diferença que nos traz elementos para profundas reflexões. Pensar em julgamentos em busca de culpados e inocentes pode gerar, nesta análise, um conflito desnecessário. Este Arcano nos aponta para outro enfoque, onde podemos ser ao mesmo tempo culpados e inocentes! Onde um dos significados de inocência é ignorância, isto é, ausência de conhecimento ou desconhecimento de algo, portanto, quem pode dizer que é inocente e apontar o dedo acusando o outro de culpa? Se observarmos em profundidade uma situação, todos os envolvidos geram aquela circunstância, cada qual na sua posição alimenta os fatos, e assim, todos são responsáveis pelo que acontece.
Responsabilidade é a palavra-chave. Tudo o que é pensado, sentido e feito emite um padrão vibratório, que exerce influência sobre o meio e ao seu emissor também. Sabendo disto, fica claro que por correspondência vibratória, os elementos se afinizam ou seja, vibram na mesma sintonia e se atraem. Por isso, o que é emitido define o que é atraído. Temos livre arbítrio para decidir nossas ações, e ficam os atos atrelados aos seus resultados. Sendo assim, por exemplo, quando alguém condena atos de violência com palavras violentas, não estaria ele agindo da mesma forma que aquele que condena? Quem aqui é culpado e quem é inocente? O mesmo indivíduo é culpado e inocente! Sua culpa, que poderíamos traduzir como responsabilidade, está na fala violenta, ao definir o outro como agente da violência. O suposto inocente, ignora sua fala tão violenta quanto a pratica violenta do outro. Existe aqui um denominador comum, ação violenta, portanto, ambos os indivíduos tem responsabilidade na manifestação violenta. 
Complicado pensar assim? Talvez não tenhamos  o hábito de analisar desta forma, pois é comum nos  dividirmos entre vitimas e agressores, defensores e prejudicados, mas O Arcano VIII nos solicita reflexão maior. Sua mais importante contribuição no momento é nos alertar para o fato de que somos responsáveis pelos nossos infortúnios e bem-aventuranças em função de nossas escolhas e por isso é, na verdade, através de nossas opções que podemos mudar o padrão de nossas vidas. 
A Justiça, Arcano VIII nos diz também que aquilo que já emitimos ou recebemos não poderá mudar, isto é, as perdas, os danos que já sofremos ou provocamos não serão alterados, mas serão compensados. A Lei da Compensação é um fator equilibrante.
É preciso ressaltar que antes de julgarmos o outro a partir de nossa visão, às vezes limitada, é preciso olhar para nossos próprios atos, pois na verdade somos ao mesmo tempo culpados e inocentes e é importante pensarmos sobre isto, para expandirmos nossa consciência.
Como não poderia ser diferente do costumeiro, a Carta Xamânica, que nos aponta para a atitude correta para realizarmos o Arcano VIII, vem reforçar a direção apontada, pois Urso, significa introspecção, isto é, a força de cura do Urso é o seu poder de introspecção. É a capacidade de serenar a mente, voltar-se para dentro e procurar em si mesmo a resposta que busca, através da sintonização fina com a Mente  Universal. Aqui o fator intuição se anuncia, pois com a mente serenada, longe dos ruídos externos, é possível perceber a essência do que se quer e por isso ter claro a direção a seguir.
Maio solicita discernimento para guiarmos nossas ações, sabendo que respondemos pelas escolhas que fazemos, sejam elas a nível pessoal ou coletivo. Ninguém escapa à Lei da Causa e Efeito, portanto, antes de julgarmos, olhemos para nós mesmos, com olhos de quem se analisa com imparcialidade.

Espero que este conteúdo lhe seja útil e se o for, compartilhe com quem possa se beneficiar destas informações. Se desejar atendimento personalizado, entre em contato. 
Fique bem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário