Não é para prever o futuro. É para saber crescer nas experiências. É para ampliar a consciência. É para cuidar de si. É para perceber a Vida como expressão da melhoria contínua. Ala Voloshyn

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Junho de 2021

Junho se inicia com duas Cartas para orientação. São dois arquétipos a nos incentivar a assumirmos posições que podem favorecer nosso desenvolvimento pessoal e por sua vez coletivo. São, arcano XI, A Força (domínio do espírito) do Tarô e Carta Xamânica 41, Baleia (recordação).
A Força, traz a figura de uma mulher a domar um leão. Ela representa o lado feminino ativo do inconsciente humano e o leão está a representar as forças mais primitivas da nossa psique. Ela atua como mediadora entre o nosso ego e as nossas forças de natureza animal. Aqui o aspecto feminino mostra-se com poder importante, pois revela-se, confiante, terno, sereno e resoluto em sua ação. Mantem constância  no domínio da fera. Não exibe força bruta, mas sabedoria, no educar e lapidar o leão. 
A figura feminina é mestra na magia da relação humana, exibe ousadia no envolvimento pessoal. Assim como no conto de fadas "A Bela e a Fera", a bela dama lapida os instintos ferozes da Fera com sensibilidade, inteligência, delicadeza, afeto, coragem e assim é possível revelar-se nele seu aspecto majestoso. Ela o compreende e enxerga a sua natureza. Sabe como deve trata-lo para amansa-lo. É destemida, pois confia em sua capacidade, e assim revela que o domínio do medo pode gerar ação correta, ao passo que o medo sem controle incita a expressão do instinto animal, que habita o interno humano. Aqui vale muito o conceito de Chogyam Trungpa, no seu livro "Shambhala, A Trilha Sagrada do Guerreiro": ele define o verdadeiro guerreiro como aquele que une coragem a um coração terno.
Este arcano nos aponta para o autodomínio através do aspecto feminino da nossa psique. Revela a importância de educarmos nossos instintos mais primitivos ou seja, os desejos mais violentos que existem em nós. 
Para completar nossa orientação vem a Carta Xamânica Baleia, que simboliza a memória primordial, é a guardiã da história da Terra. Conhece as origens e as profundezas do oceano, que poderíamos relacionar ao inconsciente.
Esta é uma Carta que nos chama para acessar nossos arquivos mentais, para nos conscientizarmos do que é  necessário para nosso equilíbrio e saúde. Diz que sabemos de tudo o que precisamos para nos mantermos saudáveis, mas que muito destas informações estão depositadas em nosso inconsciente e para acessa-las podemos utilizar sons para relaxar e nos isolar dos ruídos externos. Estes sons podem ser nossa voz com cantos relaxantes ou sons do tambor, chocalho, flauta ou sons da natureza. Isto é, Baleia nos aponta para necessidade de nos conectarmos com nossos arquivos internos para obtermos as informações que precisamos para nos curarmos ou equilibrarmos nossa saúde física e emocional. 
Incrível a sintonia destes dois arquétipos! Ambos nos falam da importância de nos voltarmos para nosso interior, para buscarmos respostas que necessitamos e a prática do autodomínio para atuarmos de forma benéfica tanto em nossa vida pessoal como coletiva. E tudo de forma harmônica, pontual com controle de nossas feras internas, para que ações violentas não ocorram. Ainda estão valendo as orientações de Maio, onde se mostrava a necessidade da responsabilidade nas ações. Em Junho só temos o reforço neste sentido, com ampliação da consciência por um trabalho focado no autoconhecimento e autodomínio.

Espero que este conteúdo seja útil! E se o for, compartilhe com quem acredita que possa se beneficiar destas  informações.
Se desejar atendimento personalizado, entre em contato. 
Fique bem!





2 comentários:

  1. Como sempre, essas postagens são chaves que abrem as portas da nossa mente, equilíbrio e nos orientam. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Nina pela sua participação. Fique bem, querida!

      Excluir