Não é para prever o futuro. É para saber crescer nas experiências. É para ampliar a consciência. É para cuidar de si. É para perceber a Vida como expressão da melhoria contínua. Ala Voloshyn

domingo, 1 de agosto de 2021

Agosto de 2021

 

Como sempre, este não é um trabalho que se presta à previsão, mas que chama à reflexão e observação daquilo que se passa em cada um de nós, a formar a coletividade humana, para nos ferramentarmos em nosso processo evolutivo.
O Diabo, arcano XV, se mostra, a indicar a tônica do mês de Agosto. E a este arcano se junta a carta xamânica 19, Búfalo - Oração e Abundância.
No livro Jung e o Tarô - Uma Jornada Arquetípica, de Sallie Nichols, lê-se: "O nome do Diabo é legião, e quando estamos 'possuídos do Demônio', o nosso nome também é legião. Cheios de ideias, metas, interesses e emoções conflitantes, perdemos contato com o eu central. Não estar em harmonia com o eu é estar em pecado. Escorraçados do Éden, como Adão e Eva, precisamos pagar pela nossa transgressão, errando pelo vasto mundo em busca de nova conexão com o centro. O Diabo faz quanto pode para impedir essa busca tentando-nos a procrastinar. Utiliza a procrastinação deliberadamente, como uma de suas armas mais eficazes, ..."
É isso? Trazemos emoções conflitantes que ainda insistimos em não resolver? E se não resolvemos, fazemos o quê? Buscamos no externo pessoas ou circunstâncias que justifiquem nosso ciúme, inveja, ódio, fanatismo, vingança, ilusão, apego, manipulação, explosões emocionais violentas, exploração alheia ou, conseguimos admitir que não somos perfeitos, e temos em nossas características aspectos que merecem aprimoramento e elevação?
Mas se buscamos aprimoramento, só o atingiremos se tivermos consciência de nossa imperfeição e nos esforcemos no sentido do burilamento ou refinamento dos aspectos de nossa ignorância. E assim, ao invés de invejarmos alguém e lhe desejar o fracasso, por exemplo, podemos perceber que admiramos quem invejamos e que gostaríamos de exibir a mesma característica, e isso seria uma pista fabulosa, para nos interessarmos no aprimoramento! Ao invés da inveja, teríamos inspiração e desenvolveríamos autoconhecimento e cresceríamos! Não é? Seria fantástico! E é isso que o Diabo faz, nos incita ao conflito, à confusão, para que através do desconforto queiramos resolver o que nos atormenta. Mas é para resolver e não usar o outro como bode expiatório, sem olhar para si mesmo, pois isso seria apenas uma repetição enfadonha! Ou não?
Como se não bastasse o Diabo ou arcano XV a nos desafiar a olharmos com honestidade para nós mesmos, vem com ele  Búfalo a dizer que ao orar, louvar, ter gratidão, buscar harmonia com o meio e honrar seu próprio caminho e dos outros, mesmo em meio ao caos, poderíamos sentir serenidade e confiança para continuarmos nossa trajetória! 
Como você resolve esta equação? Difícil ou já matou a charada? 
Pois então, o chamamento para Agosto é no sentido de nos conscientizarmos dos aspectos mais obscuros e desequilibrados em nós, para que possamos nos burilar, pois se não tivermos esta consciência os projetaremos no externo. Se não conhecermos o que se mantém como sombra em nós, estes elementos nos dominarão ou, continuarão a nos dominar. O convite é para vencermos o adversário que vive dentro de nós.
Além do esforço da autoconscientização vem o apoio da humildade e gratidão ao maior meio de evolução que temos, a vida.
Orar e vigiar, talvez seja a síntese para este mês.

Espero que este conteúdo seja útil! E se o for, compartilhe com quem possa se beneficiar destas informações.
Se desejar atendimento personalizado, entre em contato.
Fique bem!


Um comentário: